quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Dom Casmurro de Machado de Assis

Fonte:Ateneu
Iniciando os trabalhos do projeto a primeira obra a ser analisada foi “Dom Casmurro” de Machado de Assis. O aluno envolvido na leitura e discussão foi Eduardo Wynne Cardoso, estudante de Direito da UFS, que ressaltou os aspectos jurídicos envolvidos na obra.  Os professores envolvidos no projeto auxiliaram o aluno na discussão.

A professora doutora Carla Eugenia Caldas fez um breve relato dos direitos da mulher desde a época de lançamento do livro (1899) até a presente data. A citada professora também discutiu o texto “Direito e Literatura”, do Profº. Drº. Denis Borges Barbosa.


Leia o texto na íntegra no site do Profº. Drº. Denis Borges Barbosa clicando aqui.




Segue um breve resumo sobre o livro:
Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis em 1899, seu personagem principal, Bento Santiago, é também o narrador da história que, contada em primeira pessoa, pretende "atar as duas pontas da vida", ou seja, unir relatos desde sua mocidade até os dias em que está escrevendo o livro. Entre esses dois momentos Bento escreve sobre suas reminiscências da juventude, sua vida no seminário, seu caso com Capitu e o ciúme que advém desse relacionamento, que se torna o enredo central da trama. Sediado no Rio de Janeiro do Segundo Império, se inicia com um episódio que seria recente em que o narrador recebe a alcunha de "Dom Casmurro", daí o título do romance.
Fonte:
Wikipedia




Clique aqui para ler o livro

Fonte:diario acadêmico

Obs:
No Brasil, decorridos 70 anos da morte do autor ,segundo direito autoral,a obra entra em domínio público. Assim, passa a ser de livre uso, tendo a sociedade livre acesso às obras. O site Domínio Público, do Ministério da Educação, disponibiliza para download gratuito estas obras.
Saiba mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário