O Projeto

O ensino universitário de excelência é focado na tríade ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, o simples repasse de informações dos conteúdos dogmáticos transmitidos, exclusivamente, por meio de aulas expositivas não é o ideal para alcançar uma educação de qualidade.
Na intenção de promover a excelência acadêmica, foi criado o projeto de pesquisa e extensão “Direito e Literatura : do discurso à normatividade jurídica.”. Os responsáveis pela elaboração foram as professoras doutoras Carla Eugenia Caldas Barros (Departamento de Direito), Constança Terezinha Marcondes Cesar (Departamento de Filosofia), Maria Aparecida Silva Ribeiro (Departamento de Letras), Maria Leônia Costa Carvalho (Departamento de Letras) e professor doutor Luiz Eduardo Oliveira (Departamento de Letras) e contam com a colaboração de discentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), principalmente os alunos de Direito do Consumidor- 2011/1, que são o público alvo deste projeto desenvolvido em sala de aula. Além disso, conta com a ilustre parceria da Academia Sergipana de Letras.
Com um olhar multidisciplinar, o aluno da turma é escolhido para ler uma obra da literatura nacional e fazer a exposição, ressaltando os tópicos jurídicos encontrados. A Profª. Drª. Carla Eugenia Caldas Barros auxilia a expor os aspectos jurídicos  e os professores doutores Luiz Eduardo  Oliveira, Maria Aparecida Silva Ribeiro e Maria Leônia Costa Carvalho ressaltam os aspectos literários pertinentes à obra, Constança Terezinha Marcondes Cesar os aspectos filosóficos.

Este projeto de pesquisa e extensão foi aprovado no Colegiado de Direito da UFS, registrado na PROEX e POSGRAP.