sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Imortais acadêmicos sergipanos!

Na capital de Sergipe, na linda Orla de Atalaia encontra-se uma homenagem aos Imortais acadêmicos sergipanos. Estátuas em bronze dos ilustres pensadores e escritores de Sergipe.
Veja as fotos

OBS:
Caso nao consiga ver as fotos click no título da postagem.











Tobias Barreto de Menezes
Nasceu em 07 de junho de 1839, na cidade de Campos do Rio Real, hoje Tobias Barreto, em Sergipe. Destacou-se na vida intelectual não só como professor especialista em latim, mas como poeta e grande escritor jurídico, tendo sua obra se destacado não só no Brasil como no exterior.
Espírito rebelde e corajoso, enfrentou os intelectuais da época defendendo suas idéias. Faleceu em 26 de junho de 1889.









João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes
Nasceu em laranjeiras no dia 24 de junho de 1860. Completou seus estudos no Rio de Janeiro onde foi professor do Colégio Pedro II. Formado em Direito dedicou-se as estudo da lingüística, sendo respeitado no Brasil e no exterior. Poeta, tradutor admirável, escritor, membro da Academia Brasileira de Letras, grande pesquisador da cultura publicando várias obras sobre o tema.
Faleceu no Rio de Janeiro em 13 de abril de 1934.



Manuel José Bonfim
Nasceu em Aracaju no dia 08 de agosto de 1868. Terminou o curso de medicina no Rio de Janeiro em 1890, onde se fixou como médico da polícia do estado. Teve grande atuação na imprensa, escrevendo intensamente sobre educação em várias revistas especializadas. Foi secretário de instrução pública do Distrito Federal e combateu de forma rigorosa o racismo. Teve  mérito de organizar o primeiro laboratório de psicologia do Brasil em 1903.
Faleceu no Rio de Janeiro em 22 de abril de 1932.





Gilberto Amado

Nasceu na cidade de Estância em 07 de maio de 1887. Formado em Farmácia e Direito, participou como jornalista de inúmeros órgãos da imprensa do país. Foi professor da faculdade de direito de Recife, deputado federal por Sergipe, embaixador em vários países e chefe da delegação permanente do Brasil na ONU. Destacado escritor com importantes obras publicadas, pertenceu à Academia Brasileira de Letras.
Faleceu no dia 27 de agosto de 1969.





Maurício Graccho Cardoso
Nasceu na cidade de Estância em 09 de agosto de 1874. Seus estudos iniciais foram feitos em Aracaju indo para o Rio de Janeiro, estudar na Escola Militar. Advogado, foi professor da Faculdade de Ciências Jurídicas no Ceará, deputado federal, senador e professor da Faculdade de Filosofia do Rio de Janeiro. Assumiu o governo de Sergipe em 24 de outubro de 1922, onde deixa uma marca profunda na educação, construindo a sede dos colégios Atheneu e Nossa Senhora de Lourdes.
Faleceu em 03 de maio de 1950




Silvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero
Nasceu na cidade de Lagarto em 21 de abril de 1851. Lagarto e Rio de Janeiro foram seus espaços de aprender, formando-se em Direito no Recife. Sua vida foi uma escrita rica não só na área do direito, mas, sobretudo, na literatura do povo. Pesquisador do nosso folclore teve seu nome divulgado pela força de sua obra em todo país e fora dele.
Faleceu no Rio de Janeiro em 18 de julho de 1914.





Gumercindo de Araújo Bessa
Nasceu na cidade de Estância em 02 de janeiro de 1859. Formado em Direito, foi promotor público, desembargador e presidente do tribunal de apelação do estado e deputado provincial. Respeitado pelo grande conhecimento jurídico foi convidado pelos acreanos a enfrentar Ruy Barbosa na defesa do seu território, atuando com brilhantismo invulgar.
Faleceu em 24 de agosto de 1913



José Calasans Brandão da Silva
Nasceu em Aracaju em 14 de julho de 1915. Professor, escritor, historiador, especialista em Canudos. Dedicou parte de seus livros a cultura sergipana e foi um grande estudioso da cultura popular.
Faleceu em Salvador em 28 de maio de 2001.







Um comentário: